A Indiada

Um ano de muita festa, bebida e mulher!!! Ou não...

Saturday, January 28, 2006

Rajasthan e Diwali Festival

Diwali é a maior festa religiosa Hindu, também conhecido como Festival das Luzes. Essa data sagrada Hindu é celebrada duante 5 dias seguidos, uma vez ao ano no mês Hindu Ashwayuja, que em 2005 correspondeu ao mês de Novembro. Jainistas e Sikhs também celebram esse Festival.

Para os Jainistas, Diwali representa o início do Ano Novo. Para os Sikhs representa o período em que assentaram a pedra de fundação do Golden Temple (templo sagrado dos Sikhs) em 1577. E para os Hindus o festival marca a vitória do Bem sobre o Mal. É um período para estrear roupas novas e estourar muitos fogos de artifício.

O Rajasthan é o maior e mais interessante estado da Índia. Faz fronteira com o Paquistão no oeste e têm divisa com outros 5 estados Indianos: Gujarat (sudoeste), Madhya Pradesh (sudeste), Uttar Pradesh e Haryana (nordeste) e Punjab (norte).

Antigamente, Rajasthan era chamado Rajputana (estado dos Rajputs) depois que governado pelos Rajputs (que significa "filhos de soberanos").

Os clans Rajputs começaram a crescer no século 6, estabelecendo vários reinos no Rajasthan e no norte Indiano. São conhecidos como grandes guerreiros. Resistiram a várias incursões muçulmanas e eram independentes até a Independência da Índia em 1947.
Essa tradição de independência preservou a cultura e sociedade do Rajasthan. Os reinos independentes do Rajasthan deixou um patrimônio cultural e arquitetônico incomparável. Ainda hoje pode-se ver os fortes, palácios e havelis (mansões que eram símbolo de status naquela época), que encontram-se muito bem conservados.

A geografia do Rajasthan também é muito interessante. O Estado é cortado diagonalmente pelas montanhas do Aravalli, deixando duas metades muito distintas. O noroeste é extremamente seco, abrigando o único deserto indiano: deserto Thar. Enquanto que o sudeste é úmido e fértil.

Aproveitando o embalo do feriado, planejamos fazer uma trip pelo Rajasthan. Compramos as passagens de trem com mais de uma mês de antecedência. Garantimos, inclusive, as passagens de trem dentro do Rajasthan, para não sermos supreendidos por uma eventual falta de passagens, já que isso é normal aqui na Índia...


Nossa viagem começou no dia 26 Outubro e durou até o dia 6 de Novembro. Foram 12 dias muito corridos, onde passamos pelas mais interessantes cidades do Rajasthan. Iniciamos por Mount Abu, depois visitamos Udaipur, Jodhpur, Jaisalmer e Jaipur. Terminando a trip com chave de ouro, fomos para Agra, visitar o famosíssimo Taj Mahal.

No total, percorremos mais de 6 mil quilômetros, ficando mais de 100 horas dentro de trens e ônibus.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com